Como vai seu intestino?

Achei esse artigo no site Nutrição em Foco e resolvi copiar algumas partes. Para quem se interessar, o artigo completo está nesse LINK.

Como vai seu intestino?
Você já percebeu quão importantes são os papéis dos intestinos delgado e grosso em nosso organismo, mais especificamente em nossa digestão?
[...]

Fatores para o bom funcionamento
Segundo Dutra-de-Oliveira e Marchini, há três tipos de fatores que podem influenciar na inibição ou estimulação da absorção:

  • Fatores intraluminais: referem-se à forma como os alimentos (nutrientes) chegam até o intestino para a sua absorção. O ácido gástrico, por exemplo, que umedece o bolo alimentar, aumenta a solubilidade do ferro contida no mesmo, estimulando assim a absorção;
  • Fatores relacionados à mucosa: aqui eles se referem às alterações que a mucosa pode sofrer sob certas condições, o que pode estimular ou inibir a absorção. Um exemplo disso são as alterações que as vilosidades existentes no intestino podem impactar diretamente em seu poder de absorção. Uma pessoa com subnutrição, por exemplo, perde muitas das vilosidades e microvilosidades presentes na mucosa do intestino, o que dificulta ainha mais a absorção dos alimentos;
  • Fatores corporais: geralmente ligados à quantidade de cada nutriente armazenado no corpo bem como os níveis de necessidade do organismo. Em outras palavras - se seu corpo possui grande quantidade de um determinado nutriente armazenado, provavelmente seu intestino não absorverá o excesso.
Nutrientes estimulantes e inibidores
Diversos nutrientes possuem papel de estimulador ou inibidor.[...]

Dentre os estimulantes podemos citar a vitamina C (favorece a absorção do ferro), a proteína e o aminoácido cisteína (favorece a absorção de cálcio).

Já quanto a inibidores, a presença de fibras na alimentação inibe a absorção e reduz o tempo de trânsito intestinal.
[...]

0 comentários:

Postar um comentário