Pernas inquietas podem sugerir doença intestinal

O síndrome das pernas inquietas – doença neurológica marcada pela insistente «necessidade» de movimentar as pernas – pode ser uma manifestação de uma doença inflamatória intestinal chamada doença de Crohn, segundo um estudo norte-americano publicado este mês na revista Inflammatory Bowel Disease. De acordo com os autores, não havia evidências de que distúrbios no sistema nervoso central, como o síndrome das pernas inquietas, poderiam ser manifestações extraintestinais da doença de Crohn. Porém o novo estudo, que incluiu 272 pacientes, indicou uma associação significativa entre as duas condições.
As análises indicaram uma incidência de síndrome das pernas inquietas em pacientes com a doença inflamatória intestinal de 43%.
A prevalência do problema neurológico foi de 30% nos pacientes e comparados com aqueles que não tinham pernas inquietas, os doentes com o distúrbio neurológico tinham maior média de idade (46,8, contra 42,6 anos), maior comprometimento do intestino delgado (78%, contra 66,7%), mais anemia anterior (49%, contra 33%) e menos comprometimento do cólon.


Ao que esse estudo indica, eu tenho CROHN. hahahaha.

0 comentários:

Postar um comentário